22/08/2014 - Gorilas!!!

Depois de uma noite mal dormida (nervosismo!?) lá começamos a nossa subida para um dos momentos mais esperados desta viagem!!



Depois de 2 horas sempre a subir a pé até aos 2800 metros de altitude, começamos a ver os primeiros vestígios da presença dos maiores primatas do mundo: os gorilas de montanha! 

Restos de rebentos de bamboo comidos

Bosta de gorila

Neste parque natural (Mgahinga Gorilla National Park) extiste apenas um grupo de gorilas habituados à presença humana. Este grupo, chamado Nyakagezi, é composto por 10 membros: 5 Silverbacks, 2 fêmeas adultas, 2 juvenis (de 6 e 7 anos) e 1 bebé de um ano e meio. Depois de avistarmos os vestígios vimo-nos de repente rodeados pela família quase toda!



Mark, o Silverback dominante do grupo (35 anos)


Antes do início desta visita recebemos imensas instruções de segurança, tanto para nós como para os gorilas. Não é permitido comer ou beber junto deles; não se pode fotografar com flash; o máximos que nos podemos aproximar é 7 metros; se houver alguma investida não se pode correr/fugir porque isso acciona os instintos de perseguição/luta; pessoas doentes estão proibidas de visitar os animais; entre outras. No entanto, alguns gorilas aproximaram-se bastante de nós enquanto brincavam entre eles! Tivemos o Silverback dominante a 4 metros de distância e um dos juvenis chegou a estar a 1 metro da Fábia...



Outro Silverback mais novo 


Fêmea







Pé da cria mais nova da família, chamada Bisasa





Apenas um bocejo...

Tivemos a sorte de sermos os únicos visitantes do dia e por isso tivemos o grupo inteiro só para nós durante uma hora (e 7 minutos extra!). Os grupos de gorilas só podem ser visitados por 8 pessoas diariamente, no máximo durante uma hora. 


Esta foi a experiência mais incrível que vivemos até hoje!!! Não há palavras para descrever tudo o que sentimos nestes momentos...

Aves observadas (total 747):
Dusky Turtle Dove

Mamíferos observados:
Gorila de Montanha 

1 comentário:

  1. Agora entendo a ida ao barbeiro! A essa distância, não fossem confundir o Thijs e resolvessem partilhar uns abraços! Medricas:)
    Grandes momentos.
    Um abraço e continuação de boa viagem.

    ResponderEliminar