19/09/2014 - Mar Negro, cogumelos e migração de rapinas

Hoje o dia começou com o nascer do sol no Mar Negro. 




Depois de um breve passeio na praia comemos uma sopa de galinha ao pequeno-almoço. Parece ser normal aqui comerem sopa logo pela manhã.


Seguimos viagem por uma estrada junto à costa, com floresta bem preservada e falésias para o mar. Nesta estrada havia imensas aves migradoras e por isso fizemos bastantes paragens para as observar.


Ficedula parva, uma das aves mais comuns do dia.


Depois de vermos algumas pessoas na floresta que nos parecia andarem a apanhar cogumelos, decidimos parar e dar uma espreitadela. Para grande surpresa nossa havia imensos cogumelos e de espécies muito variadas.


Amanita caesarea


Amanita vaginata


Depois da floresta chegamos a uma aldeia onde os colectores estavam a vender os cogumelos que apanharam no dia. Eram quilos e quilos de boletos que iam ser exportados para Itália.








Já perto de Istambul paramos para almoçar junto a uns terrenos agrícolas e observamos a famosa migração do Bósforo. Eram centenas e centenas de aves de rapina a voarem por cima de nós: aguias-cobreiras, águias-calçadas e buteos-vespeiros mas a maioria eram águias da Pomerânia.

Aquila pomarina

Para encurtar a distância atravessamos o Mar de Marmara de ferryboat (cerca de uma hora e meia de viagem). Enquanto esperávamos pelo barco observamos ainda centenas de cegonhas-pretas e Gaviões-do-levante a passarem. Chegamos ao porto de Mudanya no lado sul do mar de Marmara.


Aves observadas (total 106):

Anas querquedula
Aquila pomarina
Circaetus gallicus
Buteo buteo vulpinos
Pernis apivorus
Falco vespertinus
Actitis hypoleucos
Caprimulgus europaeus
Cecropis daurica
Oenanthe oenanthe
Sylvia communis
Sylvia melanocephala
Ficedula parva
Corvus corax
Coccothraustes coccothraustes


Sem comentários:

Enviar um comentário