Ás 6h da manhã o mecânico ligou-nos a dizer que o carro já estava pronto! Como não quisemos arriscar novamente a subida até às Taita Hills, mudamos o plano e decidimos ir até à costa! O mecânico aproveitou a nossa boleia quase até Mombasa (assim estávamos prevenidos se o carro avariasse novamente…)
A paisagem mudou bastante ao longo do caminho e antes do almoço apareceram os primeiros coqueiros, sinal que estávamos próximos do mar!
Peixinho do mar após 2 meses!
Fomos à praia molhar os pés no Oceano Índico e matar saudades do mar :)
Entretanto telefonamos a um guia de aves que nos tinham recomendado, para combinar o dia seguinte na floresta de Arabuko-Sokoke. Apesar de ser final da tarde, ele estava bastante entusiasmado e quis ir logo connosco para nos mostrar algumas espécies de aves nocturnas.
A primeira espécie que ele nos mostrou foi o Sokoke Scops Owl, uma espécie endémica de duas florestas costeiras no Kenya e Tanzania. Esta espécie está ainda pouco estudada, e nunca foi encontrado um ninho (o David (o guia) passa noites acampado dentro da floresta em busca de um…).
Sokoke Scops Owl (fase castanha)
Sokoke Scops Owl (fase cinzenta)
O David já anda nesta floresta há mais de 30 anos e, para além de conhecer todas as aves (e os cantos!), sabe imenso sobre a vegetação, os mamíferos, a ecologia e a conservação deste habitat.
Acampamos num Eco-Camp em Mida Creek, um estuário rodeado por floresta de mangue.
Aves observadas (total 697):
Whimbrel
Sokoke Scops-Owl
African Barred Owlet
Fiery-necked Nightjar
Golden Pipit
Eastern Nicator
Fischer´s Greenbul
Yellow-bellied Greenbul
Eastern-beard Scrub-Robin
Blue-mantled Crested-Flycatcher
Four-coloured Bush-Shrike
House Crow
Golden Palm Weaver
Mamíferos observados:
Greater Potoo (Bushbaby)
Bushy-tailed Sun Squirrel
Lindos!
ResponderEliminarAbraço e continuação de boa viagem.
Espectacular!! Não querem trazer esse senhor com voces?? Esqueçam..é melhor ir eu aí :P
ResponderEliminarOlá pessoal já vi que a vidinha vai boa. Hoje estive a fotografar no aeroporto, na comemoração do dia mundial da fotografia, junto da tua exposição.
ResponderEliminarVitor Azevedo