14/07/2014 – Floresta de Semliki

O dia começou bem cedo e depois de apanharmos o nosso guia na sede do parque fomos directos para o trilho na floresta.



Infelizmente o nosso guia não era bom com aves, nem com os sons, tendo-se revelado completamente inútil. Apesar de ter 54 anos (parecia que tinha 94!) arrastava os pés e, mais do que uma vez, espantou as aves antes que nós as conseguíssemos ver.



A ave do dia foi um Rufous-sided Broadbill que tem um comportamento mesmo giro! Dá um salto enquanto bate as asas e rodopia no ar e faz um som mesmo característico! Foi graças a um dos 2 rangers que nos acompanhavam que conseguimos localizar o bicho no meio da vegetação (estávamos a ouvir mas não o encontrávamos, nem o nosso super guia!).



Depois do almoço e no meio do nada, apareceram uns homens que vinham do rio Semliki com peixe fumado para vender na aldeia mais próxima (a 14km de distância do rio). Nós não chegamos até ao rio (faz fronteira com o Congo), voltamos para trás quando faltavam 8km porque os rangers não tinham levado almoço!





Durante o passeio, fomos bastante atacados por mosquitos, moscardos e plantas!!! A Fábia foi mais massacrada... mas nada que um anti-histamínico não resolva :)


Tivemos um final de tarde bastante relaxado no bar da sede do parque.



Aves observadas (Total 435):

Bat Hawk
African Hawk-Eagle
African Cuckoo
Thick-billed Honeyguide (H)
Yellow-crested Woodpecker
Rufous-sided Broadbill
Yellow-throated Nicator (H)
Icterine Greenbul
Xavier´s Greenbul
Green-tailed Bristelbill
Forest Robin (H)
Red-tailed Ant-thrush
Blue-headed Crested-flycatcher
Sooty Boubou
Crested Malimbe

Grant´s Bluebill

Sem comentários:

Enviar um comentário