10/05/2014 - Dia da sorte nos fósseis e nas aves!



Após a tempestade vem a bonança! E este foi um bom dia!

Acordamos sem vento e o Thijs na sua voltinha matinal (entre as 6h e as 7h) descobriu que estávamos num bom sítio para procurar fósseis! Estivemos entretidos umas 2 horas a procurar pequenos caracóis fossilizados e outros bichos giros!! Nisto, no meio do nada, aparece-nos um rapaz numa motinha com uma caixa de fosseis todos bonitinhos para nos vender! (Incrível como ele nos encontrou ali!!...). Claro que recusamos a sua oferta e o Thijs perguntou-lhe se por acaso não sabia onde estava o ninho de Bufo-mourisco que nós sabíamos  que estaria ali por perto. Destino ou não, o rapaz era um dos guias de aves mais conhecidos na zona! Garantiu-nos que nos mostrava 3 espécies novas em 2 horas por um preço razoável e nós aceitamos! 




Ao fim de 30 minutos já tínhamos visto as 3 espécies: Bufo-mourisco, ganga-malhada e cortiçol-coroado. 


Ganga-malhada (Pterocles senegallus)

Cortiçol-coroado (Pterocles coronatus)


Assim sendo, achamos que seria de aproveitar os seus conhecimentos (e o carro porque na nossa carrinha era impossível…) para tentar ver as espécies que não tínhamos conseguido no dia anterior. Almoçamos no seu “esconderijo na montanha” com os seus amigos e andamos a tarde toda a ver aves com sucesso!



 Fomos até à casa de um nómada quase na fronteira com a Argélia… E valeu bem a pena!! Vimos noitibó-do-deserto, outra das espécies fetiche do Thijs!!!!

 Noitibó-do-deserto (Caprimulgus aegyptius)


Thijs Valkenburg no deserto
 
Calhandra-das-dunas (Ammomanes cinctura)

 Toutinegra-do-deserto-africana (Sylvia deserti)


Acabamos a jantar na casa do Hassan (o guia) com a família dele, que nos preparou um couscous berbere e uma sessão de pintura com henna para a Fábia.



Espécies mais interessantes:

Ganga-malhada (Pterocles senegallus)
Cortiçol-coroado (Pterocles coronatus)
Bufo-mourisco (Bubo ascalaphus)
Noitibó-do-deserto (Caprimulgus aegyptius)
Calhandra-das-dunas (Ammomanes cinctura)
Toutinegra-do-deserto-africana (Sylvia deserti)
Zaragateiro-fulvo (Turdoides fulva)

4 comentários:

  1. Tinha que ser no deserto que tu comieras cous-cous!!! :D Adoro os teus tatuages de henna! da-me muita enveja, ve-se que o viagem está a ser espetacular! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Fábia continua a não gostar muito de couscous... mas tem que comer!! :). quando chegarmos fazemos-te uma tatuagem de henna, bale?

      Eliminar
  2. Que espectáculo de dia/fotos/tudo =) Leio os vossos dias, sorrio, e por momentos parece que viajamos com vocês! Obrigada! Continuem a divertir-se! Beijinhos e Abraços

    ResponderEliminar
  3. Ora vamos cá atualizar a leitura do Blog até ao presente! =P

    Epa isto é que foi um dia espetacular! Aves espetaculares, surpresas fantásticas, pessoas 5 estrelas e claro, grandes fotos! =)
    Gostei muito do pormenor da Fábia se vestir a rigor para as pinturas (ahah) com uma t-shirt cheia de borboletas ahah!

    Abraços e beijinhos! Siga com essa viagem!

    ResponderEliminar